Histórias Infantis que ajudam na leitura
Basicamente, as histórias infantis estão em 3 grupos distintos:
1) Historinhas para se divertir
2) Histórias com cunho educativo
3) Historinhas para ajudar a ler
O que seriam cada tipo deste?
1) Historinhas para se divertir
Como o próprio nome diz, são historinhas que contam alguma narrativa apenas para entreter a criança, sem precisar haver algum tipo de tema por trás.
Geralmente, historinhas em quadrinhos levam muito para este lado, como as historinhas da Turma da Mônica, que nos fazem divertir.
O principal motivo é a diversão em si e não precisa ter algum tema específico por trás para refletirmos.
É um ótimo entretenimento.
2) Historinhas Educativas
São historinhas infantis que tem algo por trás sendo dito. Algum conselho, alguma parábola, alguma ideia principal além do entretenimento.
Foram estas historinhas que começaram a fazer mais sucesso entre as pessoas, tanto crianças como em adultos, pois nós seres humanos aprendemos muito mais através das histórias.
Para as crianças, o impacto é muito maior, já que elas estão em fase de aprendizado. Por isso, sugerimos sempre saber a procedência das historinhas e saber os motivos e objetivos da editora e ou do autor.
Temos diversos exemplos, como os clássicos: O Pequeno Príncipe; Branca de Neve e os 7 anões; Chapeuzinho Vermelho; Os 3 Porquinhos e tantos outros famosos.
Nós também lançamos as nossas historinhas educativos com o objetivo de ajudar na formação da criança, cujos temas são: incentivar a arrumar a própria bagunça; assumir seus erros e suas responsabilidades; saber compartilhar e ajudar os outros; estimular a criança a olhar o céu e contemplar a natureza; dar valor à liberdade e o respeito aos animais; saber fazer escolhas difíceis no dia a dia; entender o próprio medo e dominar a ansiedade; conhecer um pouco dos monumentos antigos e históricos e os grandes feitos da humanidade.
Você pode encontrá-los CLICANDO AQUI.
3) Historinhas para ajudar a ler
Aqui são historinhas específicas para a criança que está começando a ler. A grande maioria são incompletas ou focam ainda para um adulto ler e não apenas as crianças.
Temos diversas cartilhas como exemplos para isso. Ou livros que pegam uma palavra e criam algo em torno dela. Existem muitos destes tipos interessantes no mercado e muito provavelmente você se lembra de algum.
Nós criamos historinhas específicas com o foco na leitura em si, aliando a diversão com o aprendizado: coleção Minha Primeira Leitura.
Vamos explicar melhor esta coleção abaixo.
Minha Primeira Leitura
Como o nome diz, é para ser a primeira leitura da criança que está começando a ler. A primeira historinha infantil para a criança ganhar gosto e confiança na leitura e assim buscar novos livros de leitura.
A estratégia é criar uma escadinha de dificuldade, isto é, criar um volume com a menor dificuldade possível e ir aumentando a dificuldade a cada volume.
Isso faz com que a criança consiga ler o primeiro volume inteiro e se sentir confiante para avançar!
É maravilhoso quando as mães e professoras nos enviam seus relatos informando o quanto a criança mudou com a leitura.
O nosso cérebro gosta de aprender de 2 formas: entendendo o todo e fatiando as partes para compreendê-las aos poucos.
E foi assim que fizemos com a nossa coleção.
São 6 livros de leitura e 6 de atividades (os passatempos).
O primeiro volume de leitura começa usando palavras de até 2 (duas) sílabas, sem usar ditongos, sem usar hiatos e sem usar acentos. São palavras com apenas silabas fáceis de se ler e que são as primeiras sílabas que a criança normalmente aprende a ler. Isso já faz com que ela dê um salto enorme em sua confiança
No segundo volume, já aumentamos um pouco a dificuldade: já usamos palavras com 3 sílabas simples e monossílabas terminadas com a letra M.
No terceiro volume, começamos a usar os acentos de forma específica, e expandimos as palavras usadas no volume 2. Por exemplo, usamos no volume 2 a palavra BOM, já no volume 3, usamos BOMBOM. Ou seja, a criança já sabe ler BOM e a transformamos em BOMBOM.
E assim por diante nos outros volumes.
Já os livros de atividades estão relacionados com o seu respectivo livro de leitura. Isto é, se você pegar o livro de atividades Passatempo volume 1, as palavras e frases usadas são as mesmas do livro de leitura volume 1. Por isso, eles são da mesma cor.
Atualmente, a editora Minha Primeira Leitura disponibilizou apenas os 3 primeiros volumes de leitura e de atividades que você pode encontrar CLICANDO AQUI. Sendo que o volume 4 será lançado em breve por pré-vendas. Você pode garantir o seu.
Se você está procurando livros de fáceis leitura para seu filho, neto ou aluno, você precisa conhecer a coleção Minha Primeira Leitura. Ela foi totalmente produzida para este propósito, que, além de divertir, ela traz o aprendizado e correção da leitura.
A transformação da leitura da criança é visível já no primeiro volume e muito provavelmente ela não irá largar estes livros.
Não medimos esforços quando o assunto é educação e cultura. Fazemos diversas revisões com diversos profissionais da área. Por isso, esta coleção é um dos nossos maiores orgulhos.
Minha Primeira Leitura
compartilhe este artigo nas redes sociais
Leia mais artigos