CONHEÇA QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E ESCOLHA A MAIS ADEQUADA PARA O SEU FILHO
QUAIS SÃO OS MÉTODOS E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO?
Você sabe quais são os métodos de alfabetização?
Aliás, você sabia que existem diversos métodos e tipos de processos para se alfabetizar?
Pois é, existem sim, e nesse artigo vamos falar justamente sobre isso!
Mas antes, vamos falar um pouco sobre o que seria um processo de alfabetização.
O QUE É UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO?
É uma sequencia de atividades de alfabetização, passo a passo, aplicadas para uma criança, ou para uma turma de crianças, com intuito de se conseguir um objetivo, que pode ser o reconhecimento dos códigos escritos (a leitura), a capacidade de desenhar códigos escritos (a escrita), e o entendimento deste.
Podemos aplicar os processos de alfabetização quando a criança começa a ter a possibilidade de desenvolver a habilidade de ler e escrever de maneira adequada. Dessa maneira, ela, a criança, começará a poder se comunicar com o seu meio através de códigos escritos.
Os processos de alfabetização tem início na primeira infância, que é entre os 4 e 6 anos de idade. E é fundamental que os pais percebam e incentivem o interesse da criança em sempre querer aprender a ler e a escrever, de maneira lúdica.
Ler e conversar diariamente com os seus filhos, ajuda a fortalecer as bases para os métodos de alfabetização.
Vários estudos científicos mostram que por volta dessa faixa etária, a maioria das crianças está neurologicamente preparada para começar os processos de alfabetização.
ETAPAS DA ALFABETIZAÇÃO
O processo de alfabetização é composto por algumas etapas ou fases totalmente distintas umas das outras. Conheça essas etapas:
• Pré-Silábico: Nesse primeiro nível do processo de alfabetização, a criança começa a entender que a escrita representa aquilo que falamos. E é quando a criança tenta se aventurar na primeira escrita, através de rabiscos e desenhos. Nessa fase a criança ainda não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada.
• Silábico: Nessa etapa do processo de alfabetização, a criança começa a entender que há uma correspondência entre as letras daquilo que é falado. Ela interpreta a letra da maneira dela, atribuindo valor de sílaba a cada uma, e entende que cada sílaba é representada por uma letra.
• Sílábico-Alfabético:Aqui nessa fase, a criança já começa a compreender que todas as sílabas são compostas por mais de uma letra. Às vezes, ela pode usar uma letra para cada sílaba e, outras vezes, vai reconhecer os demais fonemas das palavras e começará a usá-los. Em resumo, nessa etapa a criança mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas.
• Alfabético: Essa é a última fase relacionada à alfabetização. A criança nessa etapa já consegue reproduzir de forma correta todos os fonemas de uma determinada palavra, conseguindo, assim, fazer a escrita convencional. Nessa fase ela domina o valor das letras e das sílabas.
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO:
Existem várias formas de se alfabetizar, e que devem ser adaptadas de acordo com a idade, contexto social e às necessidades de quem está aprendendo.A alfabetização para as crianças se diferencia da alfabetização na fase adulta, e para cada grupo são utilizadas técnicas diferentes para que o aprendizado possa ser maximizado.
Cada forma empregará conceitos e atividades diferentes. E elas se diferenciam por 2 tipos de visões diferentes de como fazer a criança entender a linguagem escrita/falada.
Esses 2 tipos são: método sintético e método analítico.
A diferença entre o método sintético do analítico é o ponto de partida. O método sintético parte do menor componente para o maior, já o método analítico, parte do maior para o menor.
Os métodos predominantes sintéticos são os mais utilizados no processo de alfabetização, tanto de crianças como de adultos.
Porém, nada nos impede de utilizarmos o que é melhor de cada método.
Conheça esses métodos:
1- Métodos predominantemente sintéticos
• Métodos alfabéticos:
Nesse método se aprendem primeiro as letras do alfabeto. Depois se aprendem a formar sílabas e depois começam a prender a formar frases curtas. É da menor parte (a letra) para a maior parte (uma palavra, e depois frases).
• Método da silabação:
Nesse método, se ensina a partir da repetição de palavras ou de frases criadas pelos alunos. Através das conversas informais, é observado os vocábulos mais utilizados pelos alunos, e são selecionadas palavras que servirão de base para o aprendizado.
Esse método é mais utilizado para alfabetizar adultos, já que, teoricamente, já dominam a linguagem falada, dentro de seus limites de vocabulário e de expressões.
• Método fônico:
Esse método enfatiza o ensino dos sons das letras, partindo-se das letras mais simples (foneticamente falando) para as mais complexas. Depois é feita uma combinação de letras para formar sílabas e palavras.
Atualmente, é um dos métodos que mais tem sido empregado para a alfabetização.
2- Métodos globais (analíticos)
• Palavração:
O método da palavração estuda as palavras, sem precisar decompô-las, imediatamente, em sílabas. Ou seja, quando uma criança conhece uma determinada palavra, é proposto para que ela crie pequenos “textos escritos” do jeito dela.
• Sentenciação:
Sentenciação é quando são formadas orações de acordo com os interesses mais dominantes da sala. Depois que se expõe uma oração, será decomposta em palavras e depois em sílabas.
• Conto:
Com o conto, a criança começa a entender que ler é descobrir o que está escrito. As histórias são decompostas em partes cada vez menores: orações, expressões palavras e sílabas.
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO
Apesar da alfabetização acontecer de forma natural para muitas crianças, uma pequena parte tem dificuldade nesse processo. Essa dificuldade pode levar anos até serem identificadas, e a identificação dessa dificuldade de forma precoce pode facilitar o acesso da criança à métodos que ajudarão a não passar a sua vida toda com dificuldade na escrita ou leitura.
Esses métodos que ajudarão a criança com essa dificuldade durante a infância ou nos anos pré-escolares tem um impacto significativo sobre os resultados escolares, e você consegue identificar essa dificuldade por volta dos 3 anos de idades.
Devemos levar em consideração que cada criança tem o seu tempo e a sua forma de aprender.
Umas vão aprender de forma mais rápida, outras já podem demorar mais um pouco, mas é muito importante acompanhar todo esse processo de perto.
Uma das maneiras para você identificar mais rapidamente, e com maior precisão, onde exatamente a criança está tendo dificuldade, é usar os nossos livrinhos da nossa coleção Minha Primeira Leitura, já que ela foi pensada e produzida para que a criança se adapte a leitura e reconhecimento dos códigos escritos de modo gradual.
Basta você pedir para ela começar a ler do seu lado. E assim, no momento que ela titubear, você irá perceber onde está a dificuldade da leitura. Sabendo-se disso, pode-se reforçar o método de alfabetização, ou mesmo mudar o método, para algum que a criança consiga se adaptar melhor!
Se quiser, leia este artigo onde é explicado um pouco mais sobre a Dificuldade de Leitura.
CONCLUSÃO
É impossível alfabetizar uma pessoa se baseando somente na escrita, pois somos rodeados de uma cultura grafocêntrica, onde os eventos de letramento são partes fundamentais do nosso cotidiano. Por isso o letramento completa a alfabetização.
E esse processo envolve a consciência fonológica, o conhecimento das letras e o reconhecimento do uso social da escrita. Ou seja, se trabalharmos somente com textos e contextos, estaremos alfabetizando os alunos de forma incompleta.
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Artigo produzido por Stephany Chaffin Leite e Carlos Correia
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