Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

Como Ensinar uma Criança a LER! Conheça alguns métodos e brincadeiras.

Alfabeto para crianças

Você sabe como ensinar uma criança a ler?

Existem vários métodos e passo a passo de como se ensinar uma criança a aprender a ler.

São diversos métodos e processos que existem. Estes métodos foram agrupados e classificados como sendo sintéticos e analíticos (veja esse post para entender um pouco mais sobre isso). Mas como é na prática?

Termos um passo a passo seria muito bom, porém, realmente, não temos como descrever todos esses métodos em um único post como esse.

Inclusive, alguns métodos não “convivem” com outros, por terem metodologias opostas, e tão diferentes que poderiam atrapalhar mais o aprendizado da criança do que ajudar.

Por isso, é sempre bom escolher um profissional gabaritado, muitas vezes já com experiência em um método, para poder ensinar a ler seu filho, ou sua filha.

Mas hoje em dia também há métodos online interessantes, e também ferramentas que auxiliam a criança a desenvolver a habilidade de leitura.

Um exemplo, como você já deve saber, é a nossa coleção da Minha Primeira Leitura, onde temos os livrinhos infantis que vão apresentando o mundo da leitura de forma gradual à criança. (conheça mais aqui).

Assim, ela vai se familiarizando cada vez mais com a leitura e, consequentemente, com a escrita.

Porém, precisamos criar também atividades para as crianças, e escolhemos algumas aqui que achamos pela internet e em artigos pedagogos.

E, quanto mais cedo começarmos, mais a criança estará apta a adquirir esta habilidade.

Começando a Aprender

A partir dos 3 anos de idade a criança já pode começar aprender a ler.

E nesse período de alfabetização (ou de pré-alfabetização, como citam alguns), é fundamental garantir as condições perfeitas para que ela absorva todo novo conhecimento a ser adquirido.

A alfabetização não é um processo simples e rápido para a criança. E para que essa fase ocorra de forma natural e saudável, é muito importante que os pais estejam sempre atentos e dispostos a ajudar nesse processo, e não contar apenas com a escola ou a creche.

O ideal é que o ambiente em que a criança vive seja totalmente favorável para que ela consiga desenvolver a linguagem de forma mais rápida.

Nem todas as crianças vão estar prontas ou preparadas para aprender a ler. Por isso, é preciso que você prepare a criança para que esteja disposta, ou no mínimo, curiosa em aprender.

E lembre-se de nunca forçar que a criança faça alguma atividade que ela não queira fazer.

Conquiste a criança apresentando a ela todos os prazeres que a leitura pode lhe proporcionar. Mas você fará isso demonstrando, e não a obrigando.

A criança aprende muito mais através dos estímulos visuais, por repetir várias vezes a mesma coisa, e pelos exemplos. Os maiores exemplos para as crianças são os pais, ou seja, ensinar a ler vai sempre começar de dentro de casa.

PASSO A PASSO PARA ENSINAR A LER

Para que a criança aprenda a ler com mais facilidade, a alfabetização precisa ser de forma lúdica e com muitas brincadeiras. Precisa ser um momento divertido e de prazer para a criança.

Elencamos um passo a passo que acreditamos ser um bom método geral para isso.

Veja o passo a seguir:
  1. Comece pela leitura
  2. Em seguida, apresente o alfabeto
  3. Agora ensine as sílabas
  4. Associe o som das sílabas com objetos ou figuras
  5. Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)
  6. Comece a explorar mais palavras
  7. Coloque em prática todo o aprendizado
Como funciona cada passo?

Vejamos.

1) Comece pela leitura


Crie um ambiente que seja favorável à leitura. Leia para a criança.

Fazendo isso você ensina a criança a ser mais interessada pela leitura e também ensina que a leitura deve ser feita sempre da esquerda para a direita.

É muito importante a leitura na Educação Infantil. Leia mais aqui sobre isso.

2) Em seguida, apresente o alfabeto

A criança não tem como aprender a ler se ela não conhecer as letras e é por esse motivo que apresentar as letras para a criança é um dos primeiros passos a ser dado.

Inicie pelas vogais que são mais fáceis de aprender e a pronunciar. E somente depois que a criança aprender por completo as vogais, você irá começar a ensinar as consoantes.

Mais importante do que saber o nome das letras consoantes, é também saber o som que elas emitem.

Faça isso através de brincadeiras e materiais lúdicos. Existem também músicas que associam o som para uma determinada letra. Assim, a criança vai aprendendo o som das consoantes divertidamente.

O método que aborda muito bem essa questão dos sons das letras e suas associações com as vogais é conhecido como o método fônico.

Não precisa apressar que a criança aprenda a ler, pois ela fará isso dentro do tempo dela.

3) Agora ensine as sílabas

Comece criando sílabas com vogais, como: ba, be, bi, bo e bu. Faça isso através de joguinhos ou qualquer outra atividade lúdica.

O método silábico costuma frisar muito bem essa parte, fazendo a criança “decorar” o som que as sílabas fazem.

Certamente, não há como não haver uma decoreba nas sílabas, mas se puder explicar para a criança a lógica que o som é modificado de acordo com a junção das letras é o ideal.

Assim, ela vai percebendo que há uma repetição das ideias dos sons formados por uma consoante mais uma vogal.

Entender isso diminui muito a preocupação da criança em ter que decorar o som de cada sílaba.

4) Associe o som das sílabas com objetos ou figuras

É importante, após a criança ter começado o item anterior, conseguir associar um som de uma sílaba, ou mesmo de uma letra, com um objeto que ela conheça.

Pode ser um objeto da casa, algum de seus brinquedos favoritos, uma imagem que ela goste, ou até mesmo o seu nome.

O ideal é começar com aquelas sílabas mais fáceis de serem pronunciadas.

Por exemplo, imagine que ela goste de gatinhos, então você pode mostrar um gato (uma imagem), e pedir a ela para começar a fazer o som inicial da palavra gato: “ggaa”. Algo assim pode ser dito por ela.

Então mostre a letra que faz o som do g e então indique a consoante que forma com ela a sílaba GA!

Aos poucos ela vai entendendo esta associação.

Por enquanto, não importa a palavra inteira. O início é o foco principal, mas se ela for bem, já pode passar para a próxima etapa.

5) Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)

Se a criança entendeu o processo anterior, então você já pode entrar nessa etapa que é fazer a criança reconhecer uma palavra completa.

Pegue palavras simples, como palavras de 2 sílabas fáceis de serem pronunciadas, como aquelas presentes no primeiro livro da Minha Primeira Leitura.

Continuando com o exemplo do Gato, podemos fazer com que a criança entenda que um objeto, ou uma palavra, é composto por mais de uma sílaba, por mais de uma formação de letrinhas.

Assim, depois que ela entender que a primeira parte da palavra gato é formada por GA, você pode fazer ela “descobrir” a segunda sílaba.

Uma das técnicas usadas seria mostrar outro objeto, ou palavra, que se inicie com TO. Por exemplo, TOMATE. Ou alguma outra com 2 sílabas seria o ideal.

Assim, ela vai entender que a sílaba inicial TO também está presente na palavra GATO.

GATO
                 TOMATE

Duas atenções importantes aqui devem ser mencionadas.

Uma é que sempre é bom mostrar o objeto que você está trabalhando (seja em imagem ou alguma coisa física), e também as sílabas escritas. Com isso ela associa a fala com a escrita!

E a segunda atenção é que as duas sílabas tem que ser a mais próxima foneticamente possível. Por exemplo, a sílaba TO presente nas palavras Gato e Tomate são foneticamente iguais. Porém, a sílaba BO presente nas palavras Cabo e Bola são diferentes.

Essa fase é muito importante, e é onde muitas crianças começam a ter alguma dificuldade.

Fique sempre atento, e use alguns produtos nossos para ajudar o seu filho a passar e aprender mais facilmente e de modo divertido.

6) Comece a explorar mais palavras

Após a criança entender a formação das palavras, e associar com a parte escrita, está na hora de darmos a ela mais palavras e mais desafios.

É como num videogame, onde vamos passando de fase e o desafio começa a ser maior!

Nessa fase, você já pode apresentar palavras com mais de 2 sílabas.

Você também pode apresentar sílabas compostas por mais de duas letras, e outras características.

Mas o ideal é sempre um processo gradativo, e utilizar objetos que a criança esteja sempre muito familiarizada.

Brinque bastante com isso, e utilize o mesmo método que utilizamos no passo anterior.

7) Coloque em prática o aprendizado

Agora que a criança já tem o conhecimento das letras e sílabas, ensine-a a colocar em prática o que lhe foi ensinado.

Estimule sempre a criança a ler alguma palavra em algum lugar, pode ser na rua, no supermercado ou jornal.

As crianças adoram saber que estão conseguindo as coisas e ficarão bem estimuladas quando começarem a ler suas primeiras palavras.

Nessa fase é fundamental que os pais continuem estimulando que a criança tenha vivência com a leitura e a escrita.

Por isso, não pare de ler para ela, e de contar historinhas bem divertidas.

Uma criança que tem um ambiente em casa de alfabetização chega na escola muito mais preparada para novos aprendizados.

ATIVIDADES PARA ENSINAR A LER

Em paralelo ao passo a passo que demos anteriormente, você pode criar atividades fáceis que ajudam e estimulam a criança a querer aprender brincando.

Você consegue encontrar com muita facilidade jogos que são educativos para esse processo de alfabetização.

Na internet também é possível encontrar várias atividades feitas por profissionais da área educacional, disponíveis para impressão, e são algumas dessas que compilamos aqui.

Existem também brinquedos que você pode utilizar para te auxiliar nesse processo de alfabetização, pois além entreter, é muito didático e ensina.

Confira agora algumas atividades que você pode fazer em casa ou na escola para ensinar a criança a ler.

ATIVIDADE 1 – Sorteio de combinações


Recursos para a atividade:
  • Fichas de papel.
  • Saco de plástico ou de pano.
Passo a passo para a atividade:
  1. Peça ajuda para as crianças para formarem sílabas com várias letras.
  2. Escreva as sílabas nas fichas de papel.
  3. Guarde as fichas no saco.
  4. Cada hora uma criança vai à frente.
  5. A criança tira uma sílaba do saco.
  6. Ela tem 10 segundos para falar outra(s) sílaba(s) para formar uma palavra.
  7. Cada palavra formada vale um ponto.

ATIVIDADE 2 – Tubarão comedor de sílabas

Recursos para a atividade:
  • Caixa de sapato.
  • Cartolina colorida.
  • Tinta guache.
  • Tesoura.
Passo a passo para a atividade:
  1. Faça um corte triangular na tampa da caixa, esta será a boca do tubarão.
  2. Decore e pinte a caixa com a tinta guache.
  3. Corte as cartolinas coloridas com formato de peixinhos, que caibam no espaço da boca do tubarão.
  4. Escreva sílabas no corpinho dos peixinhos.
  5. As crianças precisam colocar os peixinhos dentro do tubarão e repetir as sílabas que o tubarão está comendo.

ATIVIDADE 3 – Primeira letra do meu nome

Recursos para a atividade:
  • Fotos 3×4 das crianças;
  • Fichas de papel com cada letra do alfabeto;
  • Pregadores de roupa;
  • Barbante.
Passo a passo para a atividade:
  1. Estenda o barbante e faça um varal em um local aberto que todos os alunos possam ver e terem espaço para participar;
  2. Pregue o alfabeto de fichas de papel no varal;
  3. Peça para que cada criança prenda, com o pregador, a foto dela ao lado da letra do seu nome;
  4. Agora, faça fichas com os nomes delas, e peça para prender juntamente com suas fotos;
  5. Faça com que cada criança mostre a sua foto e também de alguma coleguinha, repita este processo para todos.

ATIVIDADE 4 – Aprendendo copiando

Recursos para a atividade:
  • Papel branco;
  • Revistas e jornais;
  • Giz de cera;
  • Tesoura;
  • Cola branca.
Passo a passo para a atividade:
  1. Distribua as revistas e jornais para cada criança;
  2. Peça para que cada uma recortem as letras dos jornais e das revistas;
  3. Com as letras recortadas, auxilie cada criança a formar seus próprios nomes e colar as letras em ordem em uma folha em branco;
  4. Agora, com o giz de cera, peça para que cada uma copie em outro papel em branco as letras que ela colou anteriormente;
  5. Repita o processo anterior usando várias cores de giz, para fixar o aprendizado.


Estas são apenas algumas atividades para estimular a criança a ter contato com as letrinhas e com as sílabas.

É claro que existem tantas outras atividades que poderíamos citar aqui. O importante é ir testando cada atividade com seus filhos, em casa, ou na escola.

Sugira também essas atividades na escola de seu filho, ou pergunte quais atividades que você poderia fazer em casa com seu filho. Certamente, você receberá diversas sugestões.

Não esqueça também de mencionar nossa coleção à escola e à professora, pois certamente ajudarão no processo de alfabetização de seus filhos e alunos. Eles agradecerão a você, e saberão que você é uma pessoa ativa na educação de seu filho, o que irá estreitar a confiança e a relação entre vocês.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.

 

 

Eiii.... Você tem interesse em participar de um curso/treinamento sobre Alfabetização? Então, nos envie um email com o assunto: Curso Livre de Alfabetização.

Nosso email: sac@minhaprimeiraleitura.com.br

 

compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia mais artigos

E aí? O que achou deste artigo?

Deixe seu comentário, ideias e sugestões aqui.

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Mais artigos para você

Conheça o Método Fônico de Alfabetização que você irá se surpreender

Como Ensinar uma Criança a LER! Conheça alguns métodos e brincadeiras.

Crianças com dificuldade na leitura

CONHEÇA QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E ESCOLHA A MAIS ADEQUADA PARA O SEU FILHO

Como ajudar a criança a ler? Um breve depoimento de uma mãe feliz com o progresso de sua filha.

Como estimular o amor pela leitura em seu filho: 3 passos fáceis e acessíveis

Qual a Importância da Leitura na Educação Infantil: dicas e sugestões

Pré-Lançamento do Nosso Clubinho de Livros Infantis

Seu filho está aprendendo a ler? Então leia isto antes que seja tarde demais!

7 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO INCRÍVEIS QUE O SEU FILHO VAI AMAR FAZER

Faça parte da nossa Lista

Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e ainda receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

seu email estará seguro.

sac@minhaprimeiraleitura.com.br

+55 (21) 98132-7000
(seg-sex: 9h às 17h)

© Copyright 2016-2023 Editora Minha Primeira Leitura
Todos os direitos reservados - Proibida a Reprodução