Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

Qual a Importância da Leitura na Educação Infantil: dicas e sugestões

Muitas pessoas desconhecem a importância da leitura na educação infantil.

Mas você sabia que a leitura sendo iniciada desde a infância ajuda a criança a ter:
  • senso crítico;
  • mais criatividade;
  • e a desenvolver melhor a sua escrita.
Esses são só alguns dos benefícios que a leitura na educação infantil pode proporcionar para uma criança.

Continue lendo...

Menina Lendo | Importância da Leitura na Infância




Quando a criança começa a ler desde cedo, ela tem contato com histórias e com as tramas narrativas, e isso acaba desenvolvendo um comportamento de leitor.

É na fase da infância que as crianças formam bons hábitos, e os pais e professores terão uma responsabilidade muito grande nessa fase para desenvolver nas crianças o hábito de ler.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FASE PRÉ-ESCOLAR

Toda criança, antes mesmo dela aprender a ler, vai se encantar em ouvir histórias, mexer em livros e admirar os desenhos coloridos.

Foi assim comigo. Pode ter sido assim contigo. E muito provavelmente será com toda criança que tiver contato com um livro infantil colorido e interessante.

Portanto, não deixe de disponibilizar qualquer livro infantil para a criança, mesmo se ainda não tem a capacidade de leitura ou até mesmo do entendimento da história.

Aqui, inicialmente, o importante é ter os primeiros contatos com o livro. E são as imagens que irão primeiro despertar o interesse da criança com esse objeto maravilhoso chamado livro!

Em seguida, e naturalmente, a criança vai começar a ter o desejo de saber ler o que está escrito nele.

E, quanto mais estímulo ela tiver, mais cedo ela vai querer aprender a ler e ter mais contato com outros livros.

É um ciclo super benéfico!

E você pode começar a fazer a leitura junto com a criança.

Não espere ela aprender a ler para dar um livro a ela.

Você pode começar a ler para seu filho, enquanto ainda não adquire a capacidade da leitura.

E isso trás diversos benefícios de começar a leitura na educação infantil.

Conheça alguns benefícios da leitura na fase pré-escolar:
  • Além de dividir um momento gostoso de leitura, fortalece os laços afetivos;
  • Quando a criança tem contato com a leitura desde muito novo, acaba tendo mais chances de se desenvolver melhor em todas as outras fases da sua vida;
  • A criança observa o adulto contando histórias e sem perceber, são incentivadas a falar corretamente;
  • Crianças que tem contato com a leitura mais cedo, tem o seu vocabulário mais ampliado e desenvolve melhor a habilidade de comunicação;
  • Tem o pensamento lógico incentivado;
  • Desenvolve melhor a capacidade de se concentrar e tem maior disciplina;
  • As crianças lidam melhor com as emoções das histórias narradas.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FASE ESCOLAR


Nessa fase, aliar a leitura e a alfabetização é fundamental.

Conheça alguns benefícios da leitura na fase escolar:
  •  Enriquece o vocabulário da criança;
  •  A criança tem muito mais criatividade;
  •  Interpreta melhor os textos lidos;
  •  Acumulam mais conhecimentos;
  •  Se tornam cidadãos mais conscientes.

COMO ESTIMULAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?


Estimular a leitura na fase da educação infantil é fundamental.

Muitas vezes não é uma tarefa fácil. E, nos tempos de acesso tecnológico que chamam mais a atenção da criança do que dos livros, exigirá dos pais uma adoção de hábitos e ideias criativas.

Portanto, vamos dar aqui algumas ideias para você fazer em casa, ou mesmo na escola.


Veja como estimular esse hábito de ler nas crianças dessa fase:

1) A leitura precisa fazer parte da rotina da criança

A leitura pode ser apresentada para as crianças mesmo antes de elas serem alfabetizadas.

Crie hábitos de ler todos os dias antes de dormir para a criança, e ensine para a criança a importância da leitura e como isso é divertido. Se possível, comece numa idade em que a criança ainda aceita a rotina imposta pelos pais, por isso, quanto mais cedo, melhor!

Se a rotina diária, por algum motivo, ficar difícil de se criar o hábito, você pode criar um hábito por evento. Por exemplo, ao ir para algum lugar, um fast-food, ou um parquinho, coloque no meio das atividades a leitura do livro.

Isso pode ser um hábito saudável, e vai enriquecer suas saídas.

2) Desenvolva junto com a criança atividades que promovam a leitura

Muitas editoras desenvolvem livros especialmente para as crianças, com texturas e cores diferentes e isso deixa a leitura mais divertida.

Quando a criança começa a entender que os livros contam histórias, elas começam a se interessar ainda mais.

Deixe sempre os livrinhos com fácil acesso para eles. Tenha diversos tipos de livros próximos da cama dela. E se tiver interesses em aprender outras atividades complementares, sugiro ler este artigo aqui.

3) Estimule e instigue a imaginação da criança

Através das figuras você consegue despertar a imaginação da criança.

Peça para a criança falar o que está vendo na figura e fazer interpretações.

Um livro com bastante ilustração é o ideal, já que a cada folha do livro a criança pode interpretar a história do seu jeito e contar uma história qualquer. O importante aqui não é ela reconhecer a história real contada no livro, mas estimular a criatividade e a interpretação através de uma percepção das imagens em uma sequencia.

Sugiro que se ela estiver contando a história criada por ela, não faça possíveis correções em sua história inventada. Comporte-se como você sendo o ouvinte de uma história que a criança esteja contando. Aqui não há certo ou errado.

4) Após a leitura, faça debates sobre o assunto

Sempre converse com a criança no final da leitura, faça perguntas sobre o que foi lido e o que ele achou da história contada.

Isso faz com que a criança se sinta desafiada a entender o que foi lido. Elas adoram!

Isso também reforça a narrativa contada na historinha, e abre novas possibilidades de ideias.

5) Dê exemplo

As crianças costumam copiar os adultos e se você não mostrar interesse na leitura, a criança também não vai mostrar interesse.

Não existe nada mais estimulante do que você dar o exemplo daquilo que você entende como certo. Por isso, pegue você também um livro para ler.

Você pode ler seu livro ao lado dela, ou pode ler antes, ou até mesmo depois. O importante é a criança saber que você também tem interesse na leitura, e que ambos podem curtir o momento da leitura.

6) Deixe a criança a vontade para ler da forma que quiser


As crianças adoram pegar os livros e passar as páginas e fingir que está lendo, isso é ótimo!

Deixe ela fazer isso, pois ajuda também na criatividade. Tente incluir algo lúdico junto desse momento de leitura.

Como já dito anteriormente, não há certo ou errado aqui. E vocês podem ler a mesma história diversas vezes e de modos diferentes.

Podem combinar também de cada um alternar nas páginas: um continua a história do outro. Quem sabe não surge aqui um novo livro de sucesso?

7) Conte uma história inventada antes de dormir

Algumas vezes você pode não ter um livro à disposição, ou mesmo ter saturado da leitura dos livros que você tem em casa.

Nesse caso, você também pode sentar do lado dela antes de dormir e contar uma história inventada por você. Não precisa ser uma história tão mirabolante, ou perfeita. Basta ir imaginando alguns acontecimentos e ir descrevendo para ela.

Se não tiver ideia do que contar, peça a criança que diga os personagens da história, o local, e até o que deverá acontecer na historinha inventada por você.

Além de criar uma sintonia entre vocês dois, você passará a noção de que as histórias narradas começam na imaginação e são transmitidas tanto pela via oral (falada), quanto pela escrita, através dos livros infantis. Você também pode fazer com que ela continua a história começada por você. A imaginação é infinita...

8) Procure escolas ou creches que também estimulam o hábito da leitura nas crianças

Não adianta você estimular a leitura da criança em casa e a escola que ela frequentar não fazer o mesmo. O ideal é procurar uma escola ou creche que combine com a rotina da criança.

É importante você procurar bem uma instituição de ensino adequado a seus desejos.

Para você ler um pouco mais sobre um checklist de como escolher uma boa instituição, escrevemos um artigo que citamos mais um pouco sobre isso. Basta acessar aqui.

CONCLUSÃO

Hoje, professores e pais já estão totalmente cientes da importância da leitura na educação infantil, mas você não deve somente se preocupar com o número de livros que você vai disponibilizar para a criança, e sim com a qualidade dos textos.



É preciso se atentar com as interações que são feitas antes, durante e depois da história contada.

O desenvolvimento da leitura deve ser feito o quanto antes e a participação da família nesse processo é muito importante para que a criança crie o hábito de ler.
Nós, pais e professores, temos a responsabilidade de ensinar ao máximo que pudermos, já que é na fase da infância que as crianças formam bons hábitos
Essa fase de implementar a leitura na rotina das crianças exige muita ludicidade, pois as crianças se dispersam muito rápido no seu processo de desenvolvimento.

Para que você tenha sucesso nessa hora, precisa fazer as estratégias de forma correta, e se planejar, para que essa fase de aprendizado se torne uma tarefa divertida e de muito prazer para a criança. E que também seja divertido para ambos, pais e filhos.

Além disso, você também pode começar a apresentar livros infantis que foram pensados e produzidos para serem aqueles primeiros a estimular os seus filhos na leitura. Estes livros, geralmente, começam com poucas variáveis para não dispersarem a atenção da criança, e fazer com que ela foque mais no próprio livro.

Foi pensando assim que produzimos a nossa coleção Minha Primeira Leitura. E se quer começar a estimular seu filho agora mesmo, basta CLICAR AQUI para baixar uma amostra GRATUITA. Ou adquirir o livro completo em nossa loja.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.

compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia mais artigos

E aí? O que achou deste artigo?

Deixe seu comentário, ideias e sugestões aqui.

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Mais artigos para você

Conheça o Método Fônico de Alfabetização que você irá se surpreender

Como Ensinar uma Criança a LER! Conheça alguns métodos e brincadeiras.

Crianças com dificuldade na leitura

CONHEÇA QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E ESCOLHA A MAIS ADEQUADA PARA O SEU FILHO

Como ajudar a criança a ler? Um breve depoimento de uma mãe feliz com o progresso de sua filha.

Qual a Importância da Leitura na Educação Infantil: dicas e sugestões

Como estimular o amor pela leitura em seu filho: 3 passos fáceis e acessíveis

Pré-Lançamento do Nosso Clubinho de Livros Infantis

Seu filho está aprendendo a ler? Então leia isto antes que seja tarde demais!

7 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO INCRÍVEIS QUE O SEU FILHO VAI AMAR FAZER

Faça parte da nossa Lista

Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e ainda receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

seu email estará seguro.

sac@minhaprimeiraleitura.com.br

+55 (21) 98132-7000
(seg-sex: 9h às 17h)

© Copyright 2016-2023 Editora Minha Primeira Leitura
Todos os direitos reservados - Proibida a Reprodução