Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

7 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO INCRÍVEIS QUE O SEU FILHO VAI AMAR FAZER

7 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Conheça neste artigo, 7 atividades de alfabetização para você fazer com seu filho ou seu aluno, e que ajudarão na importante etapa de alfabetização.


O seu bebê já não é mais tão bebê. Ele chegou na fase da alfabetização, que é o primeiro grande aprendizado, o grande desafio, que o seu filho terá.

Fazer atividades de alfabetização fará com que seu filho seja introduzido ao mundo da leitura e da escrita.

Neste artigo você conhecerá as seguintes ideias de atividades:
  1. Brincando e aprendendo com o alfabeto ilustrado
  2. Bingo com as Vogais
  3. Atividades com o nome
  4. Atividades com vogais
  5. Atividades de separação das sílabas
  6. Caça palavras
  7.  Atividades de ligar os pontos
  8.  <<< BÔNUS!!! >>>

Com a alfabetização o seu filho aprenderá a codificar e decodificar o código da língua escrita e a forma como ela é estruturada. Junto com a alfabetização vem o processo de letramento, que é o processo de mostrar às crianças as formas como a língua escrita é usada no seu dia a dia.

Aprender a ler e escrever, é um desafio imenso para o seu filho e tornar essa atividade algo gostoso de aprender, fará com que o seu filho consiga superar esse desafio com muito mais facilidade. Então, quanto mais recursos diferentes você der a ele, maiores serão as chances de captação e entendimento do conteúdo.

Para que o seu filho melhore o desempenho no aprendizado da leitura e da escrita, e também diminua a ansiedade e uma possível frustração, saiba que é possível fazer atividades simples de alfabetização em sua casa.

E se você está procurando por estas atividades para fazer com o seu filho, confira nesse artigo 7 atividades de alfabetização incríveis que o seu filho vai amar fazer.

A seguir as atividades em nível crescente de aprendizado:


 1. Brincando e aprendendo com o alfabeto ilustrado


Com essa atividade de alfabetização o seu filho vai aprender de forma divertida todas as letras do alfabeto.

Você pode fazer de diversas formas o alfabeto ilustrado. Se preferir pode comprar pronto ou você mesmo pode fazer juntamente com o seu filho usando os seguintes materiais: EVA, feltro, papel colorido e dobraduras.

Tenho certeza que o seu filho vai amar!

Dependendo de como você fazer as letrinhas, pode também brincar de chuva das letrinhas, em que seu filho começará a catar as letras caídas no chão e dizer o nome delas.


2.  Bingo com as Vogais


Esse jogo infantil de bingo das vogais é tão simples como as regras do jogo de bingo tradicional. Só que ao invés de usar os números, você utiliza as vogais do nosso alfabeto.

Você escolhe uma palavra bem simples, e escreve em um papel sem a palavra sem as vogais.

Peça para a criança sortear uma vogal e ver se encaixa na palavra escolhida. Não esqueça sempre de pedir para soar a vogal e como ela soa junto com cada sílaba.


Por exemplo, você escolhe uma palavra simples:  GATO.

Então apresenta para ele apenas as letras  G__T__.

Faça-o sortear uma vogal, e veja se esta vogal se encaixa na palavra. Se sim, deixe-o colocar na posição correta. Mas antes explique o som que a vogal faz!

Se caso tiver interesse em complementar essa atividade de alfabetização, que tal usar todas as letras do alfabeto? Nesse caso, vocês vão montando uma palavra conhecida com cada letra sorteada. Se der, sorteie uma consoante e depois uma vogal, alternando-os.

Com essa atividade, ele vai percebendo o som das letras e como as palavras são montadas.


3. Atividades com o nome


Pra que a criança aprenda as letras e o próprio nome, é importante que as atividades de alfabetização sejam divertidas para elas. Você pode fazer essa atividade de diversas maneiras, como:

•    COLAGEM: separar figuras que comecem com a mesma letra do nome para fazer colagens
•    CIRCULAR: circular a letra inicial do nome
•    COMPLETAR: complete o nome com as letras que faltam

Para isso, pegue revistas, jornais, encartes, e comece junto com ele a procurar por essas palavras e as figuras.

Sempre pergunte a ele se a figura começa com o mesmo som/letra de seu nome. É importante que ele se sinta confortável e não tenha nenhum receio em errar!

Esse tipo de atividade de alfabetização facilita e incentiva o seu filho o aprendizado da leitura e escrita do seu nome.

Você pode utilizar a imaginação para criar diversas atividades com o nome.


4. Atividades com vogais


Você pode imprimir e fazer painéis, ou murais, onde ficam todas as letras, e prender em algum lugar de sua casa. Se não tiver espaço em uma parede, pode ser no chão mesmo.

Depois, peça para que o seu filho identifique quais são as vogais e quais são as consoantes.

Pode incrementar para que ele escolha e faça o som das letras.

Por exemplo, ele pega a letra L e faz o som “LLLLLL”. Assim ele vai saber que o nome da letra se fala ELE, mas o som é LLLLL.

Inicialmente, você pode separar as vogais para ensiná-las uma a uma, começando com atividades com a vogal A, depois passando para ensinar a vogal E, chegando então ao I, ao O, e ao U.

Depois, você ensina as consoantes, letra por letra e pede sempre para que o seu filho repita, pois o ato de repetir em voz alta fará com que ele guarde melhor toda a informação que está sendo ensinada para ele.

Com essa atividade de alfabetização, ele vai aprender a associar o desenho de cada letra com o seu som!


5. Atividades de separação das sílabas


As crianças aprendem a juntar as letras e formar as sílabas, e depois juntar as sílabas para formar palavras.

Mas ensinar também o processo reverso, a separação de sílabas, é uma maneira de alfabetizar também. Com essa atividade de alfabetização, aos poucos o seu filho aprende que utilizando uma sílaba e trocando outra, formam-se novas palavras, aumentando o vocabulário cada vez mais.

Você pode usar as letras impressas da atividade anterior, mas o ideal nessa atividade seria escolher algumas palavras e imprimi-las, de modo que a criança pudesse recortar as sílabas e juntar com outras para formar novas palavras.

Por exemplo, você pode imprimir as palavras GATO e RALO.

Com essas duas palavras, a criança pode separar as sílabas e formar novas palavras, como: GALO e RATO.

Certamente, ele poderá achar a palavra TOLO, e achar graça nisso! E isso seria muito bom.

O seu filho também vai aprender através dessa atividade a reconhecer a divisão silábica das palavras, sistematizar a separação das palavras em sílabas e classificar palavras quanto ao número de sílabas.


6.    Caça palavras


Com o jogo de caça palavras o seu filho vai aprimorar a leitura e escrita, memorizar a escrita e perceber a diferença entre a pronúncia e grafia das palavras.

Ache um diagrama com algumas palavras espalhadas. Comece com poucas palavras no início, e aos poucos vai aumentando a quantidade das palavras no diagrama.

Depois, o faça procurar as palavras destacadas.

No início, é bom fazer junto. E mostrar como se faz. Assim, ele aprende como fazer e não se sentirá perdido.

Essa atividade de alfabetização é uma ferramenta didática muito importante na fase da alfabetização, pois vai exigir que o seu filho soletre as palavras ao procurá-las no diagrama. Fazendo assim uma associação de letras e seus sons nas palavras.


7.    Atividades de ligar os pontos


O objetivo desta atividade é fazer com que a criança ligue os pontos (numerais) para ao final visualizar uma imagem desenvolvendo a atenção, memorização e concentração.

Quem nunca gostou de ligar os pontos e ver o que aparecia no final? E ainda mais, pintar as partes.

Essa atividade vai ajudar a treinar a sequência numérica e a criatividade imaginativa de seu filho, pois ele vai tentar perceber o que será formado antes mesmo de começar a ligar os pontos. Essa atividade também vai ajudar a desenvolver a coordenação motora fina do seu filho, que ajudará a ter a habilidade de escrever com um lápis.

Ligar os pontos é divertido em qualquer idade! Então, faça junto com ele também!



BÔNUS!

Livro Minha Primeira Leitura volume 2 sílabas para atividades infantis
Livro Infantil Minha Primeira Leitura: Volume 2 sílabas!


Se seu filho já está identificando e lendo algumas sílabas fáceis, você pode estimular a leitura dele apresentando palavras simples, sem acentos, com poucas sílabas.
Se possível, pode ir montando pequenas frases com ele. E até pequenas historinhas.

Para facilitar esse processo, criamos um livrinho que apresenta pequenas frases contando historinhas curtas com as sílabas mais fáceis de serem aprendidas e pronunciadas!

Todas as palavras das historinhas utilizam no máximo 2 sílabas, sem ditongos, hiatos, acentos, etc... Sem nenhuma dificuldade para a criança.

E ainda vem com imagens super lindas para a criança identificar rapidamente as histórias e facilitar o entendimento do texto, fazendo muito sucesso entre as crianças.

Se tiver interesse em conhecer, CLIQUE AQUI!


Atividades de Alfabetização

CONCLUSÃO


O processo de alfabetização das crianças deve ser realizado com prazer e a melhor forma é inserir o lúdico às atividades.

Através da brincadeira, e das atividades de alfabetização lúdicas, o seu filho vai despertar o interesse em aprender, e é estimulado a desenvolver a sua criatividade, além da produtividade.

Acrescente nas atividades de alfabetização do seu filho criatividade, espontaneidade, alegria música, contos, fantasias e muita imaginação, pois isso fará com que ele desenvolva habilidades para buscar e realizar novas descobertas, tornando esse processo de alfabetização uma etapa muito prazerosa.

Se você quer estimular o seu filho a ler sozinho, CLIQUE AQUI e baixe um livro GRATUITO que o seu filho vai ler com muita facilidade.

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.

Artigo produzido por Stephany Chaffin Leite  e  Carlos Correia

compartilhe este artigo nas redes sociais

Leia mais artigos

E aí? O que achou deste artigo?

Deixe seu comentário, ideias e sugestões aqui.

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Mais artigos para você

Conheça o Método Fônico de Alfabetização que você irá se surpreender

Como Ensinar uma Criança a LER! Conheça alguns métodos e brincadeiras.

Crianças com dificuldade na leitura

CONHEÇA QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E ESCOLHA A MAIS ADEQUADA PARA O SEU FILHO

Como ajudar a criança a ler? Um breve depoimento de uma mãe feliz com o progresso de sua filha.

Como estimular o amor pela leitura em seu filho: 3 passos fáceis e acessíveis

Qual a Importância da Leitura na Educação Infantil: dicas e sugestões

Pré-Lançamento do Nosso Clubinho de Livros Infantis

Seu filho está aprendendo a ler? Então leia isto antes que seja tarde demais!

7 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO INCRÍVEIS QUE O SEU FILHO VAI AMAR FAZER

Faça parte da nossa Lista

Escreva seu email abaixo para entrar para a nossa lista e ainda receber o link da amostra do primeiro livro da coleção (2 sílabas).

seu email estará seguro.

sac@minhaprimeiraleitura.com.br

+55 (21) 98132-7000
(seg-sex: 9h às 17h)

© Copyright 2016-2023 Editora Minha Primeira Leitura
Todos os direitos reservados - Proibida a Reprodução